domingo, 4 de dezembro de 2011

Corinthians é pentacampeão

No dia em que o ex-Corinthians Sócrates morreu, os paulistas sagraram-se campeões brasileiros. A equipa de Liedson empatou a zero na derradeira jornada do Brasileirão com o Palmeiras de Scolari. Por sua vez, o Vasco da Gama, que ainda estava na corrida pelo título, não foi além do empate a um tento perante o Flamengo.

Assim, o avançado luso-brasileiro ex-Sporting Liedson pode festejar o seu primeiro título brasiliero, sendo agora o principal candidato a arrecadar o galardão de melhor jogador da competição, tendo em conta o segundo lugar do Vasco de Dedé e a décima posição do Santos de Neymar. Borges, avançado de 31 anos que debuta pelo Santos, consagrou-se o melhor marcador do Brasileirão 2011 com 23 golos, sucedendo a Jonas. O melhor ataque até foi o do terceiro classificado Fluminense (59 golos em 38 jornadas), enquanto que o campeão Corinthians de Tite primou pela defesa, concedendo apenas 36 golos aos seus adversários.

Quanto à qualidade dos jogos deste Brasileirão de destacar o memorável Santos 4-5 Flamengo, um dos melhores jogos do ano onde Neymar e Ronaldinho brilharam ao mais alto nível. De resto, este campeonato brasileiro não foi muito diferente dos outros... No geral, as equipas apresentaram-se com grande qualidade em termos ofensivos (muitos golos), primando pelos lances individuais, mas com muitas fragilidades defensivas. De salientar o facto de que os dois primeiros classificados serem, mais uma vez, os que mais acertados estiveram defensivamente (o Vasco com Dedé e Anderson Martins e o Corinhtians com Chicão e Castán).

Classificação Final:
1º - Corinthians (71 pontos)
2º - Vasco da Gama (69 pontos)
3º - Fluminense (63 pontos)
4º - Flamengo (61 pontos)
5º - Internacional (60 pontos)
(...)

Melhor jogadores:
1º - Neymar (Santos): Apesar da sua equipa ter terminado na décima posição, o "Menino da Vila" merece destaque. Claramente o melhor jogador a atuar fora da Europa, mostrou o porquê de ser o alvo preferencial de Real Madrid e Barcelona e a figura da seleção brasileira. Esta foi a época da afirmação de Neymar que promete vir a dar muito ao mundo do futebol...
2º - Liedson (Corinthians): Foi claramente o jogador em destaque no "Timão". Numa equipa que primou pela regularidade, ele destoou e foi sempre o principal desequilibrador e goleador dos paulistas.
3º - Dedé (Vasco da Gama): O jovem central brasileiro foi uma peça fundamental na organização do Vasco. Seguido pelos "tubarões" europeus (o Benfica perdeu demasiado tempo nas negociações e, atualmente, já não terá hipóteses em contratá-lo). Muito forte e possante, é um jogador a ter em conta.
4º - Lucas (São Paulo): Com 19 anos, o médio/extremo foi a principal figura do sexto classificado do campeonato brasileiro. Esteve sempre muito bem, demonstrando grande qualidade técnica. Se continuar a evoluir, poderá tornar-se numa das figuras da seleção brasileira no futuro.
5º - Paulinho (Corinthians): O médio-centro (também pode cair para a direita) de 23 anos foi uma peça fulcral no plano de Tite. A chamada "formiguinha" está personificada em Paulo Junior. Muito rápido, é muito inteligente taticamente falando.

Melhor onze: Felipe (Flamengo); Mariano (Fluminense), Chicão (Corinthians), Dedé (Vasco da Gama) e Bruno Cortês (Botafogo); Ralf (Corinthians), Paulinho (Corinthians) e Ronaldinho (Flamengo); Lucas (São Paulo), Neymar (Santos) e Liedson (Corinthians)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.