domingo, 4 de dezembro de 2011

Lendas e Glórias: Bobby Moore

Bobby Moore, capitão inglês em noventa jogos, o melhor defesa que Pelé defrontou, o homem em que Franz Beckenbauer se inspirou, a pessoa, que segundo o treinador escocês Jock Stein, deveria ser proibido de jogar por adivinhar os lances com 20 minutos de antecedência e aquele que mais confiança dava ao selecionador inglês do Mundial de 1966, Alf Ramsey. Moore foi o jogador perfeito, gentleman típico, admirado por companheiros e rivais. Foi ainda um jogador polémico, participou num roubo e mais tarde num rapto, bem como nos excessos esporádicos de álcool.

Futebolisticamente falando, Moore estreou-se no seu clube, o West Ham, com apenas 17 anos, participou no Mundial de 1962, sem êxito, mas haveria de se redimir no Campeonato do Mundo seguinte, que o conseguiu vencer. No México 1970 já estava consagrado. Continuou a realizar exibições históricas até que a sua Inglaterra foi eliminada. Fez 108 jogos pela sua seleção (algo que na altura era difícil de se fazer) e ficou na história nos clubes que o receberam. A qualidade de desarme, a antecipação, os passes longos, entre outras habilidades nunca serão esquecidas, para uma pessoa que morreu cedo de mais: tinha apenas 51 anos quando a tragédia se abateu sobre a sua família.
Nota Final: 17/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.