domingo, 1 de julho de 2012

A glória ali tão perto!

Dia 1 de julho de 2012, final do Europeu desse ano, realizado na Ucrânia e na Polónia. Em Kiev, enfrentam-se as duas seleções que mais fizeram para marcarem presença na final. No fim do desafio, enquanto uns rejubilarão de alegria, outros conformar-se-ão com a derrota, sabendo que a sua pátria fez das fraquezas forças para atingir o objetivo. Itália e Espanha têm mais uma oportunidade de fazerem história. "La Roja" pode conquistar o seu segundo Europeu, aós 1964 e 2008, juntando-se à Alemanha no topo dos clubes que mais Europeus conquistaram. Também é o momento ideal para que os hispânicos façam histórica, tornando-se no primeiro país a vencer três grandes competições consecutivas. A squadra azzurra poderá ver, mais logo, justificado o porquê de tanto esforço e demonstrar que, afinal, os recentes escândalos de viciação de resultados desportivos não passam de mera coincidência. Em caso de vitória, a turma de Cesare Prandelli alcança o seu segundo Euro, após 1968, e o seu 6º grande título, depois de ter conquistado 4 mundiais. O poderio destas seleções fica ainda mais visível quando observamos os últimos vencedores de grandes competições: desde 2006, apenas transalpinos e hispânicos lograram vencer. A Espanha venceu o Euro 2008 e o Mundial 2010, ao passo que a Itália levou a melhor no Mundial 2006, na Alemanha. No fundo, após um jejum de 44 anos, a Itália pode voltar a vencer um Euro. Desta vez não há Zoff nem Riva, mas há Buffon, Pirlo e Balotelli, ávidos de sucesso pela sua nação.

No historial de confrontos, entre as duas seleções, em fases finais de grandes competições, apercebemo-nos que os transalpinos levam vantagem. Em 7 desafios, entre mundiais e europeus, a Itália venceu 3 jogos, empatando 4. No Mundial de 1934, nos "quartos", os italianos levaram a melhor, numa vitória por 1-0, após um primeiro jogo que terminou empatado sem golos. As seleções haveriam de voltar a bater-se num Mundial em 1994, de novo nos "quartos", de novo com uma vitória pela margem mínima, desta feita po 2-1. O confronto entre ambas as seleções, em Europeus, é mais abrangente. Em 1980 ocorreu um nulo, enquanto que oito anos volvidos a squadra azzurra haveria de superar a sua congénere espanhola por 1-0. Nestes últimos 4 anos estas seleções foram postas à prova em 2 ocasiões. Primeiro no Euro 2008, nos "quartos", nos quais a "Roja" levaria a melhor, nos penáltis, após um 0-0 no período regulamentar. Já nesta edição da prova houve empate, por 1-1, na fase-de-grupos, no jogo que mostrou as verdadeiras potencialidades do conjunto orientado por Cesare Prandelli. "Se a Itália já parou por uma vez a Espanha, é possível fazê-lo outra vez", é neste tónico que os aficionados pelos azuis seguem, rumo ao sonho do Euro. A história está do lado italiano, as potencialidades do lado espanhol. Mas quem ganha? Só vendo o jogo se podem tirar as dúvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.