sábado, 24 de agosto de 2013

Bruma: O que fazer?

Na época passada, o jovem Bruma teve a possibilidade de ser chamado ao plantel principal e mostrar o seu talento a todos os sócios e simpatizantes do clube. Com ele vinham enormes expectativas e um estatuto a relembrar velhos craques. Afinal, tratava-se da grande pérola do actual futebol leonino. A ambição começou a falar mais alto e o futebol trouxe ao de cima o seu lado mais sombrio: o lado dos documentos, regulamentos, das interpretações e das gravatas. A evolução do jogador foi relegada para segundo plano e passou a importar cifrões, prémios de assinatura e comissões. A verdadeira fraqueza do futebol...
Hoje, apesar de haver quem o desculpe pelo facto de ser mal aconselhado, é visto pela maioria dos adeptos como um "traidor" e já há quem lhe chame "maçã podre". Não se sabe se voltará a jogar pelo Sporting, pois o que hoje é verdade, amanhã já pode ser mentira. Pelo meio, Sporting, Bruma e o futebol português ficaram a perder.

Como se isso resolvesse toda esta situação, a CAP deu razão ao Sporting e reconheceu a validade do contrato celebrado com o jogador, vinculando-o ao clube de Alvalade até 2014.

No seguimento da instabilidade directiva e do fracasso desportivo vivido pelos leões, Jesualdo Ferreira apostou em Bruma e deu-lhe minutos. Marcou um golo, fez três assistências e pelo meio driblou, correu, perdeu bolas infantis e falhou marcações (como o jogo em Paços de Ferreira). Típico da sua tenra idade e de toda a sua irreverência. Acabou a época como um jogador titular e de futuro, de rápida valorização e bastante acarinhado em Alvalade. Quer jogasse bem quer jogasse mal, Bruma não era apupado mas sim incentivado. Era filho da casa e sentia o clube.Pois... Chegou o Mundial de sub-20 e rapidamente o pequeno craque deu nas vistas. Dribles, velocidade, golos e assistências trouxeram ainda mais mediatismo, entrevistas aos diários desportivos nacionais e internacionais e um grande estatuto, quase tão grande quanto o seu enorme ego. Depois da fraca prestação portuguesa, Bruma não mais foi o mesmo. Trocou de empresário após juras de amor ao clube verde e branco mas, em cena apareceu o seu advogado e este encarregou-se de representar, no sentido mais lato possível, o seu cliente. Cátio Baldé, tutor do jovem, auxiliava nas tomadas de decisão e o que se seguiu durou meses. Jogo do rato e do gato, troca de galhardetes entre intervenientes e uma certeza: a resolução do caso seria litigiosa. O contrato do jogador, as assinaturas, os estatutos da Fifa e a idade do jogador foram alvo de fortes discussões. Surgiram notícias de perseguições, raptos e de tudo um pouco. O futebol trouxe ao de cima o seu lado mais sombrio, o lado dos documentos, dos regulamentos, das interpretações e das gravatas. A evolução do jogador foi relegada para segundo plano e passou a importar cifrões, prémios de assinatura e comissões. A verdadeira fraqueza do futebol...

Ao final desta sexta-feira, a CAP (Comissão Arbitral Paritária) proferiu decisão a favor do Sporting Clube de Portugal, negando provimento a quaisquer pedidos e argumentações efectuadas pela parte do jogador. Posto isto, o jogador passará a ver o seu contrato de trabalho reconhecido como válido, vigorando até 2014 com o seu clube Sporting Clube de Portugal, outrora o seu clube do coração.
O advogado do jogador admitiu não estar a contar com este desfecho mas ainda assim não afasta a hipótese de tentar a rescisão unilateral ou procurar levar o caso a instâncias internacionais, como a Fifa. 

Quererá, Bruma, voltar a vestir a camisola dos leões? Será que a decisão da CAP trará finalmente a capacidade de ambas as partes se sentarem para negociar com clareza e frontalidade, tendo em mente apenas a renovação contratual? A imprevisibilidade é nota dominante e ninguém arrisca palpite. Como será o jogador recebido no estádio em que já foi amado?

3 comentários:

  1. O que se passou foi que os ditos representantes do jogador, bem como terceiros interessados em desestabelizar o SPORTING (adiante identificados), não esperavam um inicio de campeonato (do SPORTING) tão BOM.
    Pensavam que ia sêr como em anos anterirores (fraco) e, se assim fosse, neste momento havia pressão (dos adeptos) para trazer o Bruma a todo o custo. Brilhando, então, os tais representantes e rejubilando os tais desestabelizadores.
    Só que sai-lhes o "tiro pela culatra..." e o Bruma não faz falta nenhuma á actual equipa do SPORTING.
    Perdeu assim o jogador que estando a treinar integrado desde o início, já concerteza, estaria a dar nas vistas e possivélmente, até já teria sido pré convocado pelo Paulo Bento como, aliás, foram outros garotos do SPORTING.
    Quem, para além dos ditos representantes, pensou que iría fazer moça ao SPORTING (quiçá vingança pelo corte de relações em vigor… ), lixou-se porque as coisas estão a correr lindamente e o Bruma não faz falta nenhuma.
    Agora que os do norte já perceberam isso, vão deixar cair o Bruma e os seus representantes estrondosamente.

    ResponderEliminar
  2. O silêncio (oficial) do SPORTING bem como as declarações do Mauricio de que o jogador é bem vindo... são factores MUITO IMPORTANTES nesta fase da contenda !
    MUITO IMPORTANTE (o silêncio) porque não dá fundamentos para que o Bruma e os seus dois representantes (um tutor e o outro legal) digam que não há condições psicológicas porque o clube o quer "lixar".
    MUITO IMPORTANTE (as declarações do Mauricio) porque permite que se possa provar, num eventual pedido de rescição do contrato (com o tal fundamento de falta de condições psicológicas), que o Bruma sería bem recebido no grupo.
    Esvazia-se, desse modo, qualquer pedido de rescisão com o referido fundamento.
    O barulho que os ditos representantes do jogador estão a fazer é tão só para provocar uma (má) reacção (oficial) do clube de modo e aproveitarem-se desse, eventual, descuido (oficial) para terem base para iniciar o tal pedido de rescição.
    Por outro lado, o tal contrato entre o SPORTING e Bruma é válido até 2015 (pelo menos) e não 2014, o que deixa o SPORTING descansado em relação a eventual saída a custo zero no fim de 2013.
    O Departamento Jurídico do SPORTING está a fazer um EXCELENTE TRABALHO.

    ResponderEliminar
  3. Lixaram-se por isso (como se afirma no post anterir) e porque o tal contrato que liga o Bruma ao SPORTING é válido até 2015 com mais uma clausula de opção até 2016 !
    Tal é admitido pelo próprio Bebiano na seguinte entrevista : http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13915919/1
    Embora (Bebiano) nunca mais tenha referido isso nas entrevistas posteriores e a comunicação social tenha deixado passar, propositadamente, despercebida tal "confissão".
    Lixaram-se, com "F"...
    CONTRATO ATÉ 2015 COM OPÇÃO DE COMPRA ATÉ 2016 !!!!!!
    Ora, o montante a pagar por eventual rescisão do jogador por um contrato de 2 + 1 ano terá necessáriamente que sêr MAIOR do que se o contrato fosse apenas de mais um ano !
    Para além de não sêr possivél em Janeiro deste ano assinar por outro clube, ao contrário do que tanto por aíse apregoa.

    ResponderEliminar

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.